Projeto Batá Kossô Recicla leva música e sustentabilidade ambiental a Orocó
18/04/2019
Tambores de Rei realiza ciclo de oficinas em Olinda e Paulista
07/05/2019

Para se inscrever é necessário solicitar a ficha de inscrição através do e-mail: criancadeaxe@gmail.com

O II Encontro Nacional de Crianças de Axé acontecerá gratuitamente, nos dias 25 e 26 de maio, no Terreiro Nagô, Ilê Axé Orixalá Talabi (Terreiro Axé Talabi), sediado na rua Orobó, 257, Paratibe Paulista (PE) e reconhecido pelo IPHAN como Patrimônio Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.

Nesta edição, o encontro reflete sobre o tema “O corpo como brinquedo e o direito à religião na infância”, aonde serão abordados nas várias vivências, que surgiram a partir da construção de um espaço de fortalecimento dos direitos na infância e da preservação do universo lúdico infantil das crianças pertencentes às religiões de matriz afro-indígena do Brasil.

Crianças realizando atividades durante o I Encontro de Crianças de Axé. Foto: Rennan Peixe

Este encontro possibilitará um intercâmbio afetivo e cultural entre lideranças e crianças de comunidades tradicionais de matriz africana de doze estados brasileiros, entre eles: Pernambuco; Bahia; Distrito Federal; Maranhão; Paraíba; São Paulo; Pará; Alagoas; Acre Ceará; Mato Grosso e Rio Grande do Norte. Serão realizadas um conjunto de vivências, que abordarão os saberes ancestrais que utilizam o corpo e a memória como ferramentas de propagação do axé, a força vital, fundamental para o desenvolvimento educacional, cultural e cidadã das crianças.

A programação contará com atividades no universo da música, do meio ambiente, da capoeira, da contação de histórias e das brincadeiras tradicionais de terreiro. Um dos momentos mais esperados do encontro será o lançamento da Rede Omodé Àse – Rede Nacional de Afeto e Proteção das Crianças de Axé, organismo colaborativo que servirá de instrumento para defesa dos diversos direitos das crianças, sobretudo os que tangem o direito a vida, a família, a educação e o livre exercício da religião.

Toda documentação de fundação da rede será apresentada e assinada pelas lideranças nacionais presentes, que representam os mais diversos seguimentos afro-indígenas religiosos (candomblé, umbanda, jurema, tambor de mina, entre outros).

Foto: Rennan Peixe

Inscrição para as Oficinas

As vagas para participação estão abertas e se encerram, em 11 de maio. Crianças de 04 a 12 anos podem participar com um acompanhante. Para se inscrever é necessário solicitar a ficha de inscrição através do e-mail: criancadeaxe@gmail.com, com o título: Inscrição no II Encontro Nacional de Crianças de Axé. Todos os participantes receberão certificado de participação. Participe, a atividade é gratuita!

Serviço

II Encontro Nacional de Crianças de Axé.

Data: 25 e 26 de maio de 2019.

Local: Terreiro Axé Talabi – Rua Orobó no257, Paratibe – Paulista/PE.

Classificação: Livre.

Entrada: Gratuita mediante a inscrição.

E-mail: criancadeaxe@gmail.com

Informações e Produção : (81) 3435-4638 / (81) 98366-6921 – Mãe Lú de Iyemojá

Imprensa: (81) 99986-8997 – Sandro Barros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *