Batá Kossô Recicla chega na reta final em Sertânia (PE)
 

Tambores de Rei realiza ciclo de oficinas em Olinda e Paulista
07/05/2019
VÍDEO: Oficina Batá Kossô Recicla segue até sexta-feira, no Sítio do Pinheiro em Sertânia
16/07/2019

“Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender” Paulo Freire

O educador e filósofo pernambucano Paulo Freire é a fonte de inspiração os produtores deste projeto, idealizado com o objetivo de impactar positivamente na vida e no local das pessoas contempladas. Incentivado pelo Funcultura, o projeto Batá Kossô Recicla entra na sua etapa final de realização, tendo sensibilizado diretamente ao fim, 80 estudantes da Rede Pública de Ensino, nas cidades de Orocó e Sertânia ambas, no sertão de Pernambuco.

As aulas foram concebidas e facilitadas sempre buscando referências dos saberes e costumes locais, sobretudo a construção dos instrumentos com materiais encontrados na vegetação e no meio ambiente do próprio território. Neste projeto, a música atuou como uma amalgama para promover reflexões sobre cultura tradicional, meio ambiente, convivência, solidariedade, limites, possibilidades e socialização. Bem como a destinação correta do lixo, reutilização de materiais recicláveis para a geração de renda, além de disseminar da cultura tradicional e popular pernambucana.

 

ETAPA FINAL – SERTÂNIA 

Nesta última etapa, serão contempladas 20 estudantes do ensino público. A grande novidade desta momento será a confecção Pífanos, instrumento bastante utilizado na zona rural do município para louvar as Novenas de Santo Sebastião, brincadeira tradicional do local. As aulas acontecerão entre os dias 14 e 19 de Julho, de 08h às 12h, na Escola Municipal Nair Freire de Souza, no Sítio Pinheiro, localizada na zona rural, a 42 Km do centro de Sertânia. Ao fim será realizada uma apresentação cultural para socialização dos dias de vivências e celebrar o fim do deste valioso projeto. 

Guga do Pinheiro, morador do Sítio do Pinheiro há 48 anos, relata da importância deste projeto para a localidade.

“Este projeto é muito importante, porque a nossa cultura está acabando, está morrendo. Estamos com este projeto resgatando a cultura do zabumba de couro, que já quase não existe aqui, os tocadores de “Pife” estão indo embora, o último que tocava está com quase 90 anos e os mais novos não tem interesse de tocar o “Pife”. E quem mora aqui muitas vezes tem vontade de aprender, mas não tem incentivo. Este projeto está sendo muito bom para nós”, declara Guga.

Visando estimular o aprendizado e interesse dos mais novos pela cultura local, nesta etapa serão ministradas aulas de confecção de pífanos, facilitadas por dois experientes tocadores de pífano vindo de Campina Grande (PB). “Espero que dessas aulas os mais novos tenham interesse em aprender, acredito que os jovens só precisam de estimulo para voltar a gostar das nossas brincadeiras” anseia.

Para o idealizador e facilitador deste projeto Felipe França ressalta o cumprimento das metas do projeto.

“Fico feliz em poder provocar essa comunidade e vê os resultados acontecendo, ajudar a fortalecer a cultura deste povoado. É fundamental que ações como esta continue sendo realizada para evitar que a memória e a cultura popular se perca no tempo” afirma Felipe.

Em destaque os alunos com instrumentos confeccionados durante as aulas na cidade de Orocó (PE), outra cidade contemplada pelo projeto Batá Kossô Recicla. Foto: Divulgação

Vivências dessa natureza, incentiva e desperta a criatividade dos participantes através de um processo de criação coletiva, apresentando aos contemplados novas e produtivas possibilidades do uso de materiais não convencionais como instrumentos musicais. Transformamos materiais alternativos/recicláveis em instrumentos musicais, trabalhando o conceito de música e sustentabilidade, assim, democratizar a música de forma que essas localidades rurais, desenvolvam o empoderamento e protagonismo através da preparação para o ‘fazer artístico’ na coletividade, tendo como resultado final da oficina uma apresentação artística.

 

Serviço – BATÁ KOSSÔ RECICLA

Data: 15 a 19 de Julho

Local: Escola Municipal Nair Freire de Souza

Endereço: Sítio Pinheiro

Horário: 08h às 12h

Informações: (81) 9.9851-5195

Sitehttp://batakosso.com.br/recicla

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *