Centro Cultural

Música, Educação, Produção, Africanidade e Cidadania

 

CEMFA - Centro Espírita Maria Francisca de Assis

O Centro Cultural Batá Kossô nasceu em Olinda com a missão de ser um aglutinador de ações afirmativas transversais, congregando os pilares da geração de renda, comunicação comunitária e produção cultural e musical. Desde 2012 o centro desenvolve aulas de música gratuitas para adolescentes e jovens da periferia do município, trabalhando o senso de pertencimento, principalmente da identidade, da estética  e da cultura de Matriz Africana juntamente com as manifestações culturais locais.
 CEMFA é o Terreiro de Umbanda Centro Espírita Maria Francisca de Assis, fundado por Dona Hilda Cardoso, avó do idealizador do Batá Kossô, Francinha. O terreiro fica localizado na comunidade de Santa Tereza, Varadouro, Olinda. Desde 1959 luta pelos direitos e pelo autorreconhecimento da identidade cultural de Matriz Africana no município. Hoje o terreiro consolida sua batalha, expandindo suas ações para o campo da formação musical e produção cultural, gerando trabalho e renda através da arte, ao lado do grupo Batá Kossô. Essas realizações abriram um canal de comunicação ainda maior com a comunidade, aumentando perspectivas de uma inserção produtiva dos participantes no universo das culturas tradicionais e no mercado de trabalho.
Dentre as ações culturais realizadas pelo Centro Cultural Batá Kossô, destacamos o tradicional Coco de São João, a Semana de Artes Batá Kossô, Cosme e Damião, Prévias Carnavalescas, desfiles pelas ladeiras históricas de Olinda e apresentações em palcos em Pernambuco e pelo Brasil afora. Todas essas ações contam com a participação da população do entorno do terreiro, que a cada ano se fundi mais as atividades realizadas no centro.
 

"Nossa missão é oportunizar a geração de trabalho e renda para população da periferia, através da cadeia criativa da música e da produção cultural"