Espetáculo Tambores de Rei

Release

O BatáKossô surgiu em 2012, na cidade de Olinda com a proposta de promover vivências e práticas gratuitas de expressões culturais de matriz afro-brasileira para moradores do bairro do Varadouro e Santa Tereza. O grupo cresceu e se transformou em um laboratório vivo, que proporciona um ambiente de aprendizado produtivo, germinando nos participantes o senso de pertencimento e o autorreconhecimento da cultura tradicional e popular sobretudo na cultura de Pernambuco, além de inserir os integrantes na cadeia produtiva da música.   

Espetáculo Tambores de Rei

O espetáculo é legitimado por uma profunda pesquisa estética e sonora, presentes nos  terreiros de Candomblé. “Tambores de Rei” traduz-se no fortalecimento das expressões culturais de matriz afro-brasileira. Sobretudo nos elementos da cultura popular nordestina, como os Maracatus, Coco, Caboclinho e Ciranda. A musicalidade  do Batá Kossô traz ao palco influências vindo Mãe África nos africanos Oumou Sangaré e Salif Keita, amalgamado na música de Pernambuco, referenciada nas estéticas musicais de Alceu Valença, Lia de Itamaracá, Selma do Coco, Chico Science, Lenine e o Cordel do Fogo Encantado. O espetáculo transporta o público para uma viagem percussiva, marcada pelo Timbal, Alfaias, Pandeiro, Violão, Agbê, Ganzá, Congas, Caixas e Ilú.

Com o ímpeto de Xangô, seu orixá patrono. Abençoado pelo terreiro de Umbanda Centro Espírita Maria Francisca de Assis, o Batá Kossô, sempre inquieto, fomenta anualmente ações culturais afirmativas como: SABA (Semana de Artes do Batá Kossô), Coco de São João, Cosme e Damião, além de Prévias Carnavalescas, e é claro, seu desfile oficial, nas ladeiras da cidade histórica de Olinda.

Clique e baixe

Espetáculo Tambores de Rei em Campina Grande (PB). Foto: Rennan Peixe
Espetáculo Tambores de Rei - Festival de Música de Raiz em Campina Grande (PB). Foto: Rennan Peixe
02_02 - Batá Kossô - Espetáculo Tambores de Rei [Rennan Peixe]_1
Batá Kossô Centro Cultural

Notícias Relacionadas