Projeto Batá Kossô Recicla

Release

Batá Kossô Recicla é um projeto cultural que utiliza a música como ferramenta de intervenção e transformação social, promovendo oficinas de confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis e convencionais, aulas de ritmos da cultura tradicional de Pernambuco e a promoção de reflexões sobre sustentabilidade e meio ambiente. As oficinas acontecerão nos municípios de Orocó e Sertânia, nas mesorregiões do Sertão do São Francisco e Sertão do Moxotó respectivamente. O projeto é realizado pelo Batá Kossô e tem o patrocínio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), por meio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

Materiais Reciclados

A oficina contemplará 20 jovens e adultos por município e traz na sua metodologia o diálogo direto com os saberes e costumes locais. Na prática, a oficina utilizará os materiais encontrados na região da sua realização. Será utilizado madeira de compensado, feita com madeira reaproveitada. O couro do bode é outro valioso material, que será utilizado para as peles dos tambores, além das sementes das vegetações locais, para construção de agbê, ganzá e mineiro. Promover uma reflexão sobre a destinação correta do lixo, bem como a reutilização de materiais recicláveis para a geração de renda, além da descontração e difusão da cultura do estado. Dessa forma o Batá Kossô Recicla irá abordar assuntos como cultura tradicional, meio ambiente, convivência, solidariedade, limites, possibilidades e socialização.

Vivências dessa natureza, incentiva e desperta a criatividade dos participantes através de um processo de criação coletiva, apresentando aos contemplados novas e produtivas possibilidades do uso de materiais não convencionais como instrumentos musicais. Transformamos materiais alternativos/recicláveis em instrumentos musicais, trabalhando o conceito de música e sustentabilidade, assim, democratizar a música de forma que essas localidades rurais, desenvolvam o empoderamento e protagonismo através da preparação para o ‘fazer artístico’ na coletividade, tendo como resultado final da oficina uma apresentação artística.

Clique e baixe

Espetáculo Tambores de Rei em Campina Grande (PB). Foto: Rennan Peixe
Espetáculo Tambores de Rei - Festival de Música de Raiz em Campina Grande (PB). Foto: Rennan Peixe
02_02 - Batá Kossô - Espetáculo Tambores de Rei [Rennan Peixe]_1
Batá Kossô Centro Cultural

Notícias Relacionadas