Sabá – Semana de Artes Batá Kossô

Release

A Semana de Artes Batá Kossô – Sabá foi idealizada para fomentar a cadeia da cultura popular e tradicional nas comunidades do entorno do Varadouro e Santa Tereza em Olinda-PE. localidades próximas do Ponto de Cultura Batá Kossô, fundado por Felipe França. O "SABÁ" é um movimento de artes integradas que visa reunir crianças, adolescentes, jovens e adultos afrodescendentes pertencentes ou não a comunidades em situação de risco e/ou comunidades remanescentes de quilombos e LGBTs.

 

A programação é pensada de forma a ter como caminho norteador/pedagógico a filosofia do aprender - fazendo, que nos mostra e resgata o lugar de aprendizes-ensinantes e ensinantes-aprendizes, desenvolvida pelo mestre Paulo Freire. As atividades envolvem diversos tipos de artes como música, dança, poesia, artesanato e audiovisual, estimulando a coletividade e novos aprendizados.

 

A intenção é a construção de uma nova perspectiva que agregue valores culturais e sociais aos participantes, fazendo com que todos sejam propagadores, multiplicadores, defensores e guardiões de sua cultura e identidade. O "SABÁ" incentiva a vivência, a compreensão e conhecimento da cultura tradicional brasileira, sempre acreditando na metodologia do aprender fazendo. Assim, nosso objetivo é ampliar as potencialidades e o olhar para autoestima da comunidade e dos participantes.

Clique e baixe

Espetáculo Tambores de Rei em Campina Grande (PB). Foto: Rennan Peixe
Espetáculo Tambores de Rei - Festival de Música de Raiz em Campina Grande (PB). Foto: Rennan Peixe
02_02 - Batá Kossô - Espetáculo Tambores de Rei [Rennan Peixe]_1
Batá Kossô Centro Cultural

Notícias relacionadas