Abertas as inscrições para oficinas do II Encontro Nacional de Crianças de Axé

03/05/2019
Batá Kossô Recicla chega na reta final em Sertânia (PE)
 
04/07/2019
O projeto tem o incentivo do Funcultura, realizado pelo Ponto de Cultura Batá Kossô

A Oficina de Percussão Batá Kossô – “Tambores de Rei” é um projeto cultural que utiliza o ensino da música e da confecção de instrumentos musicais para trabalhar a inclusão social. As aulas têm o objetivo de promover o desenvolvimento cognitivo, emocional, habilidades manuais e o trabalho em equipe dos participantes.

Os meses de novembro à março foram de muita troca de conhecimento e construção artística para os participantes da periferia de Olinda e Paulista. Como parte do aprendizado os componentes tiveram aulas sobre a história, teoria e práticas dos ritmos da cultura popular e tradicional de Pernambuco. No total foram contemplados 40 alunos dos bairros de Fragoso e Ilha do Maruim, localizados em Paulista e Olinda respectivamente.

Como parte prática do aprendizado e dos resultados obtidos com as oficinas, os participantes participaram do carnaval de Olinda 2019. Eles se apresentaram no Polo Mestre Afonso, palco da Cultura Popular e Tradicional da festa de momo, localizado no Varadouro – Olinda. Recentemente os alunos também se apresentaram na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, confere aqui: http://bit.ly/2Vb1L2R. 

Apresentação dos participantes no Projeto “Café com Poesia”, na Assembléia Legislativa de Pernambuco. Foto: Roberto Soares

INSCRIÇÕES CONTINUAM ABERTAS

Quem deseja aprender mais sobre os ritmos da cultura tradicional de pernambucana, a Oficina Batá Kossô “Tambores de Rei” continuam com inscrições abertas. O projeto tem o incentivo do Funcultura, e é realizado pelo Ponto de Cultura Batá Kossô. A metodologia utilizada é pautada na criação coletiva e colaborativa, a partir das vivências do local onde os participantes estão inseridos.

As aulas acontecem aos sábados, de 15h às 18h, terças e quinta-feiras, de 09h às 12h, na rua do Piza, Santa Tereza – Olinda e no bairro de Fragoso – Paulista, ambos na região metropolitana de Recife. O retorno das aulas será, no dia 18/05, na rua do Piza, de 15h às 18h.

Apresentação dos participantes da Oficina Tambores de Rei se apresentando no Polo Mestre Afonso, na programação do Carnaval de Olinda 2019. Foto: Sandro Barros / PMO

PARCERIA

As oficinas em Fragoso – Paulista acontece em parceria com o Projeto Sala de Leitura, já as aulas na rua do Piza acontecem com em parceria com o grupo Axé de Kilú.

SOBRE O PROJETO

A Oficina de Percussão Batá Kossô – “Tambores de Rei” é um projeto cultural que utiliza o ensino da música e da confecção de instrumentos musicais para trabalhar a inclusão social. As aulas têm o objetivo de promover o desenvolvimento cognitivo, emocional, habilidades manuais e o trabalho em equipe dos participantes.

Vivências dessa natureza, incentiva e desperta a criatividade dos participantes através de um processo de criação coletiva, apresentando aos contemplados novas e produtivas possibilidades de divulgação e empoderamento da cultura popular e tradicional do estado. Além de desenvolver novas oportunidades de aprendizagem e melhoria das habilidades musicais por parte dos participantes, de forma a favorecer uma inserção produtiva no ramo da música. Formará novos agentes disseminadores da cultura popular nas comunidades beneficiadas. E também irá favorecer o protagonismo social através da montagem de uma peça coletiva para apresentação pública do resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *