Oficina Batá Kossô - Tambores de Rei

Release

A Oficina de Percussão Batá Kossô – “Tambores de Rei” é um projeto cultural que utiliza o ensino da música e da confecção de instrumentos musicais para trabalhar a inclusão social. As aulas têm o objetivo de promover o desenvolvimento cognitivo, emocional, habilidades manuais e o trabalho em equipe dos participantes. Serão 30 vagas, com aulas gratuitas aos sábados, com 04 horas de duração, para o público em geral. Serão priorizados moradores de Olinda, que residem no entorno do V8, Santa Tereza, Varadouro e Ilha do Maruim, comunidades que historicamente sofrem com o contexto da discriminação, desigualdade, pobreza e violência. Dessa forma o projeto irá fomentar valores humanos, como: respeito, tolerância, solidariedade, generosidade e coletividade, além de criar oportunidades na cadeia produtiva da música aos contemplados.   

Incentivo Funcultura

O projeto conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), por meio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). Os ensinamentos terão foco nos ritmos da cultura popular e tradicional pernambucana como: Maracatu, Coco, Ciranda, Afoxé, Cavalo Marinho, Caboclinho e serão ministrados pelo percussionista e fundador do Batá Kossô, Felipe França, artisticamente conhecido como Francinha. Essa vivência visa abrir um canal de comunicação através da música, para que estas questões sejam problematizadas e refletidas. O intuito é que através de um ambiente mais acolhedor, essa troca de valores traga à tona o sentimento de pertencimento a uma sociedade como sujeito de direito e de valor.

Vivências dessa natureza, incentiva e desperta a criatividade dos participantes através de um processo de criação coletiva, apresentando aos contemplados novas e produtivas possibilidades de divulgação e empoderamento da cultura popular e tradicional do estado. Desenvolverá novas oportunidades de aprendizagem e melhoria das habilidades musicais por parte dos participantes, de forma a favorecer uma inserção produtiva no ramo da música. Formará novos agentes disseminadores da cultura popular nas comunidades beneficiadas. E também irá favorecer o protagonismo social através da montagem de uma peça coletiva para apresentação pública do resultado.

Clique e baixe

1
Oficina de Percussão Batá Kossô Tambores de Rei
Oficina de Percussão Batá Kossô Tambores de Rei
10996548_808810075880449_5400672889278411344_n

Notícias Relacionadas