VÍDEO: Oficina Batá Kossô Recicla segue até sexta-feira, no Sítio do Pinheiro em Sertânia

Batá Kossô Recicla chega na reta final em Sertânia (PE)
 
04/07/2019
Mestre Zé Negão comemora 69 anos com muita Cultura Ancestral em Camaragibe
30/07/2019
Mostrar tudo

O projeto está em sua etapa final e encerra um ciclo de formações iniciadas em janeiro de 2019

Ressignificando o espaço, provocando reflexões e impactos positivos no Sítio Pinheiro, zona rural de Sertânia, o projeto Batá Kossô Recicla segue colaborando para a reapropriação do Zabumba de São Sebastião, brincadeira católica do local, há anos não acontece no povoado devido a falta de tocadores de zabumba e pífanos. As aulas seguem até sexta-feira (19.07) atendendo crianças e adolescentes do local, na escola municipal Nair Freire, sertão de Pernambuco.

Veja o vídeo abaixo do morador Guga do Pinheiro, liderança local, que acredita na força da cultura e na tradição do nosso povo. 

O projeto que tem o incentivo do Funcultura, está em sua etapa final e encerra um ciclo de formações iniciadas em janeiro desde ano. Passou também pelo município de Orocó e levou junto com música, muita consciência cultural por meio de aulas de construção de instrumentos musicais utilizando elementos do próprio território, como por exemplo: pedras e sementes, somados à instrumentos convencionais.

“Esta oficina está sendo um grande incentivo para as crianças daqui do Sítio do Pinheiro. É muito importante aulas como esta para ajudar a juventude a se interessas por nossa cultura”, afirma o morador do Sítio do Pinheiro, Ericélio Freire, mais conhecido como “Guga do Pinheiro”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *